ernest e hadley

ernest-and-hadley-hemingway-winter-chamby-switzerland-1922

hemingway-bumby-wikimedia

Ernest-hemmingway_7-Hadley_and_Bumby_HemingwayErnest-Hadley-and-Bumby-Hemingway-in-Schruns-Austria-in-1926-months-before-they-separated

Ontem terminei de ler Paris é uma festa. Um livro muito gostoso de ler. Leve, fácil e feliz. Mas fiquei com um nózinho na garganta no final. Talvez nem tanto pela nostalgia triste que o Hemingway parece sentir , mas sim pelo final da relação tão tranquila e feliz que ele tinha com a Hadley (e isto não é um spoiler, no começo do livro ele já deixa isso subentendido). Fiquei um pouco obcecada em saber mais sobre o assunto e fui procurar na internet algumas coisas não ditas no livro. Enfim.
Fiquei triste mesmo. O jeito como ele descreve a relação de forma bem pontual durante o livro, somente com alguns detalhes simples e bonitos deixa a gente imaginando como eles eram felizes juntos. Uma alegria simples e tranquila, assim como a vida que eles pareciam levar em Paris.
Acho que tudo é um pouco melancólico. O jeito como ele escreve sobre a cidade deixa claro o tanto de saudades que ele sentia daquele tempo em que passou lá, com Handley, Bumby e o gato F.Puss.
É uma pena perceber como tudo se esvai. E que a gente provavelmente vive coisas das quais sentiremos muita falta. E nem nos damos conta.

“Paris não tem fim, e as recordações das pessoas que lá tenham vivido são próprias, distintas umas das outras. Mais cedo ou mais tarde, não importa quem sejamos, não importa como o façamos, não importa que mudanças se tenham operado em nós ou na cidade, a ela acabamos regressando. Paris vale sempre a pena, e retribui tudo aquilo que você lhe dê. Mas, neste livro, eu quis retratar a Paris dos meus primeiros tempos, quando éramos muito pobres e muito felizes.”

ernest e hadley

2 thoughts on “ernest e hadley

  1. ah, adorei esse post! que vontade de ler esse livro! vou procurar por aqui. eu gosto tanto do jeito que ele escreve. já leu o velho e o mar? acho que é o meu preferido. 🙂

Leave a Reply

