o Leviathan de Anish Kapoor

todo ano, o programa MONUMENTA, convida um artista de renome internacional para ocupar os 13500 m² e 35m de altura da nave do Grand Palais em Paris, com uma obra inédita construída exclusivamente para o local. este ano foi a vez de Anish Kapoor ocupar a nave com seu Leviathan. 
quando a gente chega lá, a gente fica meio assim sabe. não se sabe se é a forma, o tamanho ou o que. mas a gente fica meio bobo. é como a gente se sente diante das coisas grandiosas, como quando você se dá conta do infinito do horizonte ou do grande vazio do espaço, sei lá. haha
acho que é a escala. parece que o leviathan está te engolindo de alguma forma.

 e a gente pode entrar. e por dentro é ainda mais estranho. quando você entra e sente a diferença de pressão ali dentro e de repente dá de cara com isso, você fica meio sem reação. a primeira coisa que eu fiz, foi sentar no chão. haha

o mais legal é que a cada instante a percepção do ambiente muda, quando entramos, estava bem escuro mas logo os olhos vão se acostumando. daí quando uma nuvem se move e o sol aparece, muda tudo. a gente consegue ver a estrutura metálica do grand palais ali de dentro. e ela muda completamente. conforme as nuvens se acomodam, aos pouquinhos ela vai sumindo de novo, como se fosse uma projeção. não parece se tratar de luz do sol, ou nada que a gente conheça. 
como parte da programação, nesse dia teve um encontro do Anish Kapoor com o arquiteto Jean Nouvel. foi bem legal ver os dois falando sobre o leviathan e fazendo vez ou outra alguma comparação com a arquitetura. 
achei bem legal quando o Jean Nouvel falou que numa época em que muitos artistas criam suas obras para os museus, assim como muitos arquitetos concebem seus prédios antes de pensar no lugar em que vão se inserir, a obra de Anish Kapoor tem especificamente essa relação, da interferência entre a obra produzida e o lugar. e acho que essa obra não poderia se relacionar mais com o local em que foi inserida. 
Advertisements
o Leviathan de Anish Kapoor

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s